Pages

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

CONSELHEIRA IVANETE DO COMUCAA CONFIRMA FORMATURA DO "PESS"


Apesar do momento dificil que passa o COMUCAA-Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., com a diretoria acéfala (o vice-presidente no exercício da presidência, Orlando Monteiro, servidor público da SEcretaria de Esportes, em gozo de férias; sem Conselheira Secretária, pois a ex-conselheira tutelar Andreya Carvalho de Oliveira, que representa a ASCOSVI-Associação Comunitária e Social da Vila Ildemar, desde 13 de junho passado, mas não teve baixada sua portaria de nomeação até hoje pela Prefeitura), sofrendo as consequencias do "enxugamento de pessoal" após as eleições; sofrendo boicote e má-vontade de gente do quadro de pessoal concursado, comandada diretamente pela Secretaria de Assistência Social, o que caracteriza interferência indevida na autonomia e no funcionamento do Conselho, está confirmada a realização da  "formatura do PESS-Programa de Ações de Educação Sexual e Promoção da Saúde", no  dia 19 de outubro, sexta-feira, na AERCA, Pequiá.

A confirmação é da Conselheira Tesoureira do COMUCAA, Ivanete da Silva Sousa, representante do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos C(armen Bascaran. Ela afirmou que os onibus que transportarão as cerca de cento e quarenta pessoas (entre formandos-as Adolescentes, professores-as, agentes  de saaúde, lideranças comunitárias, e seus-suas acompanhantes, sendo um-a por formando-a), dos Assentamentos João do Vale, Novo Oriente e Planalto I, foram garantidos pelo Professor João Bosco Gurgel, Secretário Municipal de Educação.

O local e a alimentação, bem como o transporte dos-as formandos-as e acompanhantes da cidade,e  a programação do evento ficarão a cargo da "Oficina de Imagens e da Fundação Vale", segundo a Conselheira Tesoureira Ivanete.

Da cidade (Vila Ildemar e Jardim de Alah), os-as formandos-as são cerca de setenta (70), a  maioria Adolescentes, estudantes das Escolas Municipais Aulidia Gonçalves dos Santos ("mãe" e extensão), Fernando Rodrigues, Joviana Farias e Sara Kubistchek, e da estadual José Cesário da Silva,   como também professores-as, agentes de saúde, lideranças comunitárias, profissionais da assistência social e conselheiros-as, municipais e tutelares.

No total, a "formatura do PESS" envolverá cerca de trezentas pessoas.

Além da "formatura", durante todo o dia 19-10, constando de parte solene e de lazer, o "PESS", nesta etapa, terá programação no dia 17-10, quarta-feira, com roteiro de visita às três rádios-escolas, em inicios de operação, nos três   assentamentos da região do Novo Oriente, pelos educadores Bruno e Fabricio, da ong mineira "Oficina de Imagens", executora do PESS em parceria com Fundação Vale e o apoio do município, através de articulação do COMUCAA com as Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.

O "PESS" vive sua sétima etapa, tanto para a cidade como para os assentamentos, desde março, e trabalhou sobretudo o "Protagonismo Infanto-Juvenil", através da comunicação (fanzine, fotografia, rádio-escola, rádio). Uma "carga horária", no total, em torno de cento e vinte e horas, para cada local.

(Fotos:  Daniele, Fernanda - da Escola Municipal João do Vale, e o educador social Rodrigo, numa das oficinas de rádio-escola. Adolescentes da cidade e o educador Bruno).

Enviado por Eduardo Hirata

0 comentários:

Postar um comentário