Pages

segunda-feira, 16 de maio de 2011

ASSEMBLÉIA DO FORUM DCA/AÇAILÂNDIA REUNIU DEZ ENTIDADES

O “Fórum DCA/Açailândia” (Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA, articulação não-governamental de entidades de promoção e defesa de Direitos da Criança e do Adolescente, reuniu-se em assembléia extraordinária na manhã deste sábado, 14/05/2011, em dependências da sede da Paróquia São João Batista, no Bairro do Jacu.
Na pauta, as entidades  trataram de suas participações na programação da “Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, que acontecerá desta segunda-feira, 16/5 (solenidade de abertura, na Câmara de Vereadores, às 0830 horas) até a tarde da sexta-feira, 20/05 (com a Caminhada de Encerramento).
Como um dos instrumentos de prevenção e combate ao “bulling” e á violência que atinge nossas escolas, o Fórum DCA/Açailândia questionou o andamento das ações no município da “Rede Maranhense de Justiça Juvenil”, da qual fazemos parte, ainda, e também da falta de política pública para enfrentar o problema, bastante sério.
A Articuladora Local do “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 Amazônia”, Lucinete Freitas de Aguiar, prestou um relatório das atividades do “Selo” no município: sobre “saúde da Criança”, sobretudo de zero a seis anos de idade, a parceria com o UNICEF/Fundo das Nações Unidas para a Infância e a BEMFAM/Bem-Estar da Família, a resposta a um questionário sobre como está o atendimento à saúde da Criança, a proposta da realização da “Semana do Bebê”, para outubro próximo.
Lucinete relatou também às entidades presentes sobre o andamento das atividades dos “Temas de Participação Social” do Selo UNICEF, que iniciaram com sete (07) escolas municipais, relacionadas a Meio Ambiente/Mudanças Climáticas e Impacto na Vida das Crianças e Adolescentes; Arte, Cultura e Comunicação para a Diversidade Etnorracial e Esporte-Cidadania.
Ela ressaltou que todas essas atividades devem contar com a participação ativa da comunidade, com suas entidades, para que sejam produzidas realmente transformação na qualidade de vida das Crianças e Adolescentes, e consequentemente, de todos/as nós.
O “Projeto Disseminando a Cultura de Redes Sociais”, de âmbito estadual, e que iniciou em 2008, mas ficou “desativado” por bem mais de um ano e meio, será retomado, destinando-se não só para Açailândia, mas a outros municípios vizinhos: Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia e São Francisco do Brejão.
O COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi comunicado da “reativação do Projeto” e convidado à parceria, que visa capacitar e fortalecer as entidades para atuação em “redes”, na promoção, proteção e defesa dos Direitos Infanto-Juvenis.
Neste sentido, haverá um encontro com a Coordenadora do Projeto, Ivana Márcia Moraes Braga, na tarde do dia 03 de junho próximo, para o qual o Fórum DCA/Açailândia indicou como representantes as entidades Associação Comunitária Bom Samaritano e Associação Comunitária e Social da Vila ILdemar/ASCOVI. Na manhã do dia 04 de junho, o encontro sobre o Projeto será com Adolescentes, ligados às entidades.
Ainda  foram tratados assuntos relacionados ao “Programa Novas Alianças”, de capacitação de conselheiros/as e de organizações sociais, e que deverá ter uma reunião inicial no  dia 25 de maio; situações problemáticas de algumas entidades, que serão discutidas com o Ministério Público, e de dificuldades de manutenção e manutenção de todas elas, sendo uma das causas a falta de interesse e compromisso das próprias diretorias.
Participaram da assembléia do Fórum DCA/Açailândia: Associação Comunitária Bom Samaritano (Zeneide Alves Leite Gonçalves), Associação Desportiva de Açailândia/ADESPA.( Tânia de Sousa Lima); Associação Futebol Educacional Cultural e Artística/AFECA, do Assentamento Califórnia (Kátia Sousa de Sousa); Associação de Moradores de Açailândia/AMA (Diomar da Silva Freire, Elizete Silva Sousa e Hosanilde Morais); Associação Comunitária e Social da Vila Ildemar/ASCOVI (Marialdina Pereira Sousa); Associação Esportiva Plano da Serra (Francisca Carvalho); Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran/CDVDH-CB (Maria do Socorro Vieira); Comissão Juvenil do Fórum DCA/Açailândia (as Adolescentes Eliana e Jaqueline); Escolinha Pé do Atleta (Jedilson Carlos Sousa Silva); Paróquia São João Batista (Padre Pedro Carlos). O Conselho Tutelar de Açailândia/CONTUA prestigiou a assembléia, com a conselheira Veronice Pereira Carvalho e o conselheiro Ismael Martins de Sousa.
Nova assembléia deverá acontecer em dois meses.
Fonte: Eduardo Hirata

0 comentários:

Postar um comentário