Pages

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sistema Fiema sensibiliza indústrias de Imperatriz para a elaboração do Plano de Inovação

MPE’s industriais participam de evento esta noite no auditório da Fiema, no município

IMPERATRIZ - A palestra “Inovação e Criatividade”, proferida pelo professor Anderson Miranda, do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), marca a participação de empresários industriais de Imperatriz na Etapa de Sensibilização do Projeto de Gestão da Inovação para Micro e Pequenas Indústrias. O evento faz parte do rol de atividades realizadas pelo Sistema Fiema de fomento à inovação com vistas ao aumento da competitividade nas indústrias maranhenses. A palestra em Imperatriz acontece hoje, 18, às 19 horas, no auditório Jorge Machado Mendes, na sede da Federação. Participam industriais do setor de Alimentos e de Metalmecânica. O evento terá a presença da analista de Desenvolvimento Empresarial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Eliane Menezes, e do superintendente corporativo do Sistema Fiema, Marco Antônio Moura, além de técnicos do Sistema de Imperatriz e São Luís.
Esta é a primeira etapa de uma série de atividades e pretende sensibilizar as indústrias daquela região a elaborarem seus Planos de Inovação, com o apoio do Sistema “S”. Para isso, estão previstas capacitações e consultorias individuais às indústrias que investirem no desenvolvimento do estudo. A ação é resultado do Convênio entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae Nacional que, por meio das Federações e do Sebrae local, fomentaram nas indústrias do referido ramo, a necessidade de inovar.
Para o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, é papel da instituição estimular a iniciativa privada a investir em inovação tecnológica. “A inovação e a produção de pesquisa voltada à indústria é uma exigência do consumidor, imposta pelo mercado. Portanto, um caminho sem volta que precisa ser perseguido insistentemente e cotidianamente pelas nossas indústrias”.
A Etapa de Sensibilização do Projeto de Gestão da Inovação para Micro e Pequenas Indústrias também está programada para acontecer em São Luís, no próximo dia 27 de outubro.
O incentivo a ações inovadoras é fortemente disseminado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Recentemente a instituição fez a entrega ao Governo Federal de um documento intitulado “Compromisso com a Inovação”, onde reafirma essa posição. Nele, estão consolidados pensamentos de empresários e estudiosos da área de desenvolvimento científico e tecnológico que conjugam da mesma ideia de que “a indústria brasileira deve direcionar maiores investimentos à área de tecnologia e desenvolvimento de seus produtos, processos e serviços”.
As micro e pequenas empresas industriais das áreas de Alimentos e Metalmecânica pode se inscrever através do e-mail eduardosousa@fiema.org.br ou pelo telefone (99) 3525-1402.

Nina Soares Mochel
Jornalista

0 comentários:

Postar um comentário