Pages

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Após greve de quase quatro meses, aulas reiniciam na UFMA

Período letivo foi reiniciado na manhã desta segunda-feira (17). Semestre será reposto com atividades durante 35 dias.
Depois de quase quatro meses em greve, professores voltaram às atividades nesta segunda-feira (17), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ainda assim, alguns professores faziam manifestação na entrada do campus do Bacanga, em São Luís.

Na porta da universidade professores faziam panfletagem. Para eles a greve não acabou, está apenas suspensa. “A greve foi suspensa. Os motivos desta suspensão é porque entendemos que precisaríamos retornar às aulas imediatamente, principalmente por conta dos alunos, mas a nossa pauta de reivindicações, tanto nacional, como a interna, vai continuar”, afirmou a professora Sirliane Paiva.

Nas salas de aula, um clima de normalidade. Mas para os 22 mil alunos da UFMA, a greve trouxe prejuízos. “Vai ficar puxado, vai imprensar conteúdo, vão passar trabalhos poder ser ‘dado o conteúdo todo’ e aí? Fazer o quê?”, reclamou a estudante Erivãnia Dutra.

No momento, a maior preocupação da Universidade é concluir ainda o primeiro semestre letivo. São 35 dias que precisam ser repostos. Mas as aulas já começaram somente para os veteranos. No caso dos calouros, aqueles que ingressaram para o segundo semestre letivo, aulas só a partir de 12 de novembro.

Os alunos que mais se acham prejudicados são aqueles que planejavam se formar agora. “Fica até um pouco desmotivado. Queria logo iniciar a carreira profissional, porque o mercado não espera”, disse Rafael Tavares, estudante de Turismo.

“Esses alunos vão poder colar grau após o cumprimento do primeiro semestre regular de 2012. Portanto, após estes 35 dias de aula, de acordo com a data já prevista no novo calendário acadêmico”, explicou João de Deus Mendes, pró-reitor de ensino em exercício.

Do G1 MA

0 comentários:

Postar um comentário