Pages

sábado, 26 de fevereiro de 2011

CANCELADA VISITA DE ÓRGÃOS FEDERAIS E ESTADUAIS DE DIREITOS HUMANOS

O Coordenador do CDVDH/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia, Professor Milton Teixeira Santos Filho, comunicou-nos que foi cancelada a visita de vários organismos federais e estaduais de Direitos, que deveria acontecer dos dias 1º a 03 de março próximo.

Estava prevista a vinda da própria Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário; o Deputado Federal Domingos Dutra, do PR/MA., que destacou-se na recente CPI do Sistema Carcerário; a Deputada Estadual Eliziane Gama, que presidiu a CPI da Pedofilia 2009/2010, além de representantes do Programa de Proteção a Defensores e do PROVITA-Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas.

O cancelamento da visita se deu em virtude de questões urgentes, em Mato Grosso, relacionadas à violência e proteção de Defensores/as de Direitos.

No entanto, o Professor Milton afirmou que a visita se dará, sim, e brevemente, pois há uma pauta bastante grande sobre ameaças e violações de Direitos Humanos em Açailândia, que estão sendo encaminhadas e discutidas com órgãos federais e estaduais, além de outras organizações não-governamentais.

Entra elas, a situação de muitos/as Defensores/as de Direitos ameaçados/as, o andamento judicial moroso e a assistência negligenciada ou omitida às famílias (e às próprias vítimas) dos casos “CPI 2003/2004” e “Provita” (2005 e 2009), que tratam de exploração sexual de Adolescentes; a não resolução de vários assassinatos e desaparecimentos; os assassinatos de Adolescentes açailandenses que cumpriam medidas sócioeducativas e o atendimento precário dessas  medidas; etc.

(Na foto, a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, que deverá estar em Açailândia, brevemente)

Eduardo Hirata

0 comentários:

Postar um comentário