Pages

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Senai firma importante parceria com Sindicato dos Metalúrgicos de Açailândia

Eles concluíram um curso e já se preparam para outros cursos profissionalizantes
Desde o dia 19 de outubro do corrente, funcionários associados ao Sindicato dos Metalúrgicos de Açailândia (STIMA), estão frequentando as salas de aula do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), onde estão cursando a disciplina de Eletricista Predial, no período noturno de segunda a sexta-feira.
O curso é exclusivo para os trabalhadores metalúrgicos associados ao sindicato e tem como instrutor, o professor Eduardo Vidal, técnico em Eletrotécnica, formado pelo CEFET/Imperatriz. O curso conta com cerca de 20 alunos contemplados com a parceria e tem a carga horária de 160 hora/aula e teve encerramento na última quarta-feira (15).

O feito é resultado de uma parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), que tem como presidente o empresário Edilson Baldez, do gerente da Unidade do Senai de Açailândia, Juarez Sanches, e de Jarlis Adelino, presidente dos metalúrgicos (STIMA), além do Sindicato das Indústrias Siderúrgicas do Maranhão (SIFEMA), que tem como presidente, Claudio Azevedo.

Na parceria todos se tornam participativos, ou seja, Senai entra com a estrutura física e instrutor; e o Stima, com o material didático. É interessante observar que, neste caso, se o aluno tivesse que custear as despesas do curso, pagaria em torno de 480 reais pelo curso de eletricista predial. Todos os alunos sindicalizados concluíram o curso gratuitamente, graças a esta parceria entre as três entidades.
 

Para Juarez Sanches, a atitude do presidente do STIMA, Jarlis Adelino, é inovadora, em procurar as entidades que possam dar apoio aos trabalhadores sindicalizados e desta forma contribuir como desenvolvimento não só profissional, bem como o desenvolvimento sócio-cultural e pessoal, elevando a auto-estima do homem trabalhador. “A iniciativa é bastante positiva, porque estreita o relacionamento entre Senai, Fiema, Stima e o metalúrgico, objetivando atender o cliente preferencial que é a indústria, bem como o trabalhador da indústria”.
 

Juarez Sanches, salienta ainda que “é importante mais ainda, porque mostra a verdadeira função de um sindicato, onde podemos perceber o empenho e a preocupação do gestor em qualificar os trabalhadores metalúrgicos, dando condições de melhoria na sua qualidade de vida, através destes cursos oferecidos pelo Senai, atingindo um nível maior em termos de qualificação,” concluiu, Sanches.

O Instrutor Eduardo Vidal, disse à reportagem que os alunos metalúrgicos todos desenvolveram o curso com o mesmo desempenho e aproveitamento, não havendo nenhuma dificuldade em instruí-los, todos bastantes disciplinados e assíduos às aulas e muitos respeitadores e que, a partir de agora, estão preparados para exercer a profissão.

A Unidade do SENAI de Açailândia está passando por um processo de reforma em toda a sua estrutura para dar maior comodidade aos alunos, graças ao empenho e profissionalismo do gestor Juarez Sanches que vem sempre buscando melhorias para o Senai/Açailândia para melhor atender a comunidade e firmando grandes parcerias.
Juarez Sanches iniciou no Senai como instrutor, passando a gestor geral da Unidade em 2004. Está em Açailândia há 16 anos e é bastante conhecedor dos problemas da região. De lá pra cá já passaram pelo Senai aproximadamente 10 alunos de vários cursos e a maioria foram inseridos no mercado profissional. Natural da cidade de Chopinzinho no Estado do Paraná e desde que chegou a Açailândia, e à frente do SENAI, tem se preocupado em oferecer o melhor para o alunado profissionalizante de açailandense, através dos cursos que o Senai oferece, que após a conclusão todos são encaminhados para o mercado de trabalho com boas referências.
 
Dentre outras ações, Juarez foi um dos parceiros e anfitrião, juntamente com a Rede Globo, com o projeto Esporte e Cidadania, que aconteceu em novembro em todo o país. No estado do Maranhão, Açailândia foi a cidade escolhida para sediar o evento através do Senai e TV Mirante/Globo.
 

A parceria inclui os cursos de Eletricista Predial, Industrial e de Comandos Elétricos; Torneiro Mecânico; Mecânico Industrial; Soldador de Soldas Especiais; Eletromecânica; Curso NR10. Caldeira/Caldereiro; Mecânico Hidráulico e Pneumático.

Por Antonio Maria

0 comentários:

Postar um comentário