Ana Hélia Soares (Presidenta do COMDIPE), Conceição de Maria Sousa (Conselheira e Coordenadora da Educação Especial Municipal de Açailandia), Rosilda Oliveira (Educadora e Presidenta da Associação dos Estudantes Especiais, AEEA); “Irmão Jorge” (Radialista com deficiência visual; Maria Sousa (Conselheira e Educadora), colocaram para o Secretário Municipal de Saúde, Juliano Roldi, a atual situação referente ao atendimento médico para esses alunos, que estão sem atendimento especializado em praticamente todas as áreas (oftalmogia, odontologia, pisoclogia, neurologia, otorrinolaringologia, ortopedia, terapia ocupacional, etc) e essa situação de desatendimento já vem a vários meses, o que prejudica não só o desenvolvimento educacional, mas a saúde vida como um todo, daquela população vulnerável, e que por isso necessita de mais atenção.
A Educadora Rosilda sugeriu para que pudesse haver atendimento pelo menos uma vez ao mês e que tivesse também campanhas básicas de higiene bucal.
Após ouvir todas as reinvidicações do grupo , o Secretário Municipal de Saúde explicou que a ausência desses atendimentos não foi por maldade dele e nem do prefeito Ildemar Gonçalves, mas devido a falta de recursos para manter esses atendimentos.
Disse que vêem trabalhando com recurso referente ao mesmo valor desde 2004, com a diferença que hoje a população aumentou e as despesas também.
Seguiu dizendo que foi criado o Grupo Gestor, que reune toda sexta-feira para discutir os assuntos voltados a saúde no município, e um dos assuntos debatido pelo Grupo Gestor foi a questão do atendimento dos alunos da Educação Especial, onde já está sendo realizada as negociações para a volta desses atendimentos que está previsto para o próximo mês.
Colocou ainda algumas mudanças, para melhor, no atendimento médico para a população em geral bem como a organização do atendimento no Posto Santa Barbara, a pontualidade dos médicos e redução do tempo de espera entre marcar a consulta e ser atendido.
O Hospital Municipal também passará por umas mudanças onde vai melhorar o atendimento e tratamento de seus pacientes.
A Secretaria de Saúde também contará com o apoio do Programa Ouvidoria, onde a população poderá estar fazendo suas reclamações, sugestões e tirando suas duvidas, cujo atendimento e resposta serão em tempo real.
Será implantado ainda um Programa de Computador para auxiliar e agilizar a marcação de consultas, onde todas a Unidades de Saúde estarão ligadas em rede e o balcão de atendimento fornecerá todas as informações necessárias.
Fonte: Eduardo Hirata
0 comentários:
Postar um comentário