Pages

terça-feira, 7 de junho de 2011

ATENDIMENTO DE SAÚDE DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA : CONSELHO DOS DIREITOS REUNIU COM O SECRETÁRIO JULIANO ROLDI

O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Açailandia-MA (COMDIPE), se reuniu com o Secretário Municipal de Saúde,  Juliano Roldi,  na tarde da quarta-feira,  dia 1° de junho, para discutirem assuntos referentes a assistência de saúde  para estudantes da educação especial, que passam por um momento complicado, sem regularidade de atendimento, que deve ser especializado.

 Ana Hélia Soares (Presidenta do COMDIPE), Conceição de Maria Sousa (Conselheira e Coordenadora da Educação Especial Municipal  de Açailândia), Rosilda Oliveira (Educadora  e Presidenta da Associação dos Estudantes Especiais, AEEA); “Irmão Jorge” (Radialista com deficiência visual; Maria Sousa (Conselheira e Educadora),  colocaram para o Secretário Municipal de Saúde, Juliano Roldi,  a atual situação referente ao atendimento médico para esses alunos, que  estão sem atendimento especializado em praticamente todas as áreas (oftalmogia, odontologia, pisoclogia, neurologia, otorrinolaringologia, ortopedia, terapia ocupacional, etc) e essa situação de desatendimento já vem  a vários meses, o que prejudica não só o desenvolvimento educacional, mas a saúde vida como um todo, daquela população vulnerável, e que por isso necessita de mais atenção.

A Educadora Rosilda sugeriu para que pudesse haver atendimento pelo menos uma vez ao mês e que tivesse também campanhas básicas de higiene bucal.

Após ouvir todas as  reinvidicações do grupo, o Secretário Municipal de Saúde explicou que a ausência desses atendimentos não foi por maldade dele e nem do  prefeito Ildemar Gonçalves, mas devido a falta de recursos para manter esses atendimentos.

Disse  que vêem trabalhando com recurso referente ao mesmo valor desde 2004, com a diferença que hoje a população aumentou e as despesas também.

Seguiu dizendo que foi criado o Grupo Gestor,  que reune toda sexta-feira para discutir os assuntos voltados a saúde no município, e um dos assuntos debatido pelo Grupo Gestor foi a questão do atendimento dos alunos da Educação Especial, onde já está sendo realizada as negociações para a volta desses atendimentos que está previsto para o próximo mês.

 Colocou ainda algumas mudanças, para melhor, no atendimento médico para a população em geral bem como a organização do atendimento no Posto Santa Barbara, a pontualidade dos médicos e redução do tempo de espera entre marcar a consulta e ser atendido.

O Hospital Municipal também passará por umas mudanças onde vai melhorar o atendimento e tratamento de seus pacientes.

A Secretaria de Saúde também contará com o apoio do Programa Ouvidoria, onde a população poderá estar fazendo suas reclamações, sugestões e tirando suas duvidas, cujo atendimento e resposta serão em tempo real.

Será implantado ainda um Programa de Computador para auxiliar e agilizar a marcação de consultas, onde todas a Unidades de Saúde estarão ligadas em rede e o balcão de atendimento fornecerá todas as informações necessárias.


(Com informações do COMDIPE)


0 comentários:

Postar um comentário