Pages

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Operação da PF chega em Açailândia

A “Operação Estiva” prendeu suposto empresário desta cidade envolvido com roubo de cargas
A Polícia Federal deflagrou no último final de semana em cinco unidades da federação, a "Operação Estiva" dando cumprimento a 18 mandados de prisão e 32 de busca e apreensão. Os trabalhos foram coordenados pelo delegado Janderlyer Gomes e foram realizados nos estados do Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e São Paulo. O objetivo era prender integrantes de uma quadrilha especializada em roubo de cargas. 

Os bandidos atuavam em todos esses estados interceptando caminhões usando uniformes e coletes da Polícia Federal. O esquema, de acordo com a coordenação da operação, já mobilizou algo em torno de R$ 6 milhões. Segundo o delegado federal, Janderlyer Gomes, foram mobilizados 90 agentes da PF para apurar o roubo de cargas, receptação de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, falsificação de documentos, dentre outros crimes.

Janderlyer Gomes afirmou que os criminosos atuavam de forma truculenta e se disfarçavam de policiais federais. "Eles paravam os caminhões, prendiam os motoristas e levavam os caminhões com suas respectivas cargas", explicou. Os presos foram conduzidos para o Departamento da Polícia Federal, em Teresina, onde foi sediada a operação. Foram presos empresários, contadores e outros que participavam do bando. 

A quadrilha tinha uma ramificação que também atuava em assaltos a banco. Pelo menos, seis integrantes chegaram a usar dinamite para roubar caixas eletrônicos. A informação foi passada pelo superintendente da PF, no Piauí, A operação já prendeu 15 pessoas, e todas foram recambiadas para a PF no Piauí. 

Já foram efetuadas oito prisões no Piauí, cinco no Ceará, duas no Pará, uma em São Paulo e uma no Maranhão. A Polícia Federal recuperou duas carretas, uma no Pará e outra no Maranhão, carregadas com carga avaliada em mais de R$ 1 milhão. 

Os dois veículos foram encaminhados para a sede da PF no Piauí. A operação apurou que a quadrilha falsificava notas fiscais e revendia eletrodomésticos, confecções, calçados e bebidas. Os objetos apreendidos serão alvo de exames periciais para obtenção de provas.

Açailândia – Nesta cidade, a Polícia Federal fez a prisão do suposto empresário Miquéias Santos Gomes, que residia na Rua Medeiros Neto, Vila Maranhão. Na residência de Miquéias a PF encontrou diversos materiais que acredita ser fruto de roubo a carga de caminhões que transitam pelas rodovias federais.

Dentre estas mercadorias se encontravam artigos de pesca, luminárias, aparelhos de medir pressão, material esportivo, rolos de tecidos, entre outros. Para chegar a Miquéias os policiais fizeram profundo levantamento de suas ações, como ocupação, relacionamentos de “negócios”, veículos, empresas, depósitos, entre outras. 

Fonte: Jornal do Maranhão

0 comentários:

Postar um comentário