Pages

segunda-feira, 18 de abril de 2011

“SELO UNICEF”: 4º CICLO DE CAPACITAÇÃO EM PORTO FRANCO

O município de Açailândia participou do “4º Ciclo de Capacitação do Programa Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 Amazônia”, realizado na cidade de Porto Franco, na Secretaria Municipal de Assistência Social, nos dias 12 e 13 de abril últimos.
Açailândia contou com a comitiva formada pela adolescente protagonista, da Comissão Juvenil do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e  do Comitê Municipal Pró-Selo, Érica; as representantes do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Conselheira  Zilda Marques dos Santos e a assessora Andreya;  e as representantes da Secretaria Municipal de Educação, as professoras Karla e Márcia.
No encontro de Porto Franco, que reuniu dezenas de municípios do sul maranhense, participantes do “Selo UNICEF”, foram estudados e discutidos os “Temas de Participação Social”:
1. Mudanças Climáticas e Impactos na Vida de Crianças e Adolescentes, que poderá ser desenvolvido conforme a realidade de cada município, e aproveitando, adaptando e melhorando o que já vem sendo realizado pelas escolas;
 2. Arte, Cultura e Comunicação para a Diversidade Étnicarracial, em que se propôs levantamento no município, peça de comunicação para divulgação e álbum da cultura e da identidade afro-brasileira e indígena;
3. Esporte e Cidadania, com os municípios participantes propondo levantamento da realidade, realização de audiência pública, realização de circuitos de esporte e cidadania e mobilização através de peças de divulgação.
Todos os temas serão trabalhados pelas escolas, envolvendo, é claro,  a comunidade local, tendo que contemplar pelo menos 10% da matrícula total do município, e as áreas urbana e rural.
Também se definiu no encontro que os municípios integrantes do “Selo UNICEF” terão que refazer seus planos de ação.
Conforme a Articuladora local do “Selo UNICEF”, Lucinete Freitas de Aguiar, os próximos passos em Açailândia serão um encontro do Comitê Municipal Pró-Selo, para repasse da capacitação de Porto Franco, e uma reunião com as escolas, dando sequência ao desenvolvimento das atividades dos “Temas de Participação Social”.
(Com informações de Andreya Carvalho, da assessoria do COMUCAA)

0 comentários:

Postar um comentário