Pages

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Seminário Comunicar para Resgatar a Nossa Cultura finaliza etapa com debates e entrega de certificados

O seminário que trata de Comunicação e Cultura foi promovido pelo grupo ponto de cultura com o apoio da Rádio Arca FM e Centro de Defesa, são 3 etapas de um ano cada. Está foi a finalização do primeiro grupo que teve formação técnica em varias áreas que foi de radio a edição de vídeo.
O seminário aconteceu no Auditório de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na Rua Santos Dumont. O evento contou com cerca de 100 pessoas.

As mesas de debate tiveram o objetivo de discutir a situação, o desenvolvimento e a influencia da mídia na nossa região, tanto nos âmbitos social, politico, econômico, e principalmente cultural, os artistas do grupo Ponto de Cultura fizeram algumas apresentações para mostrar a forma de se comunicar através da arte. Nas mesas de debate o clima chegou a ficar quente com indagações e sugestões polêmicas dos participantes, a Jornalista Roseane Pinheiro representante da UFMA fez uma vasta explanação sobre os aspectos da mídia na região.

Roseane falou da importância da formação de jovens na imprensa e ressaltou que a área precisa de novos nomes que representem a liberdade da imprensa social.

Os jovens que concluíram o curso estão habilitados para trabalharem nas áreas de redação, jornalismo, edição de vídeo, mídia web, jornais impressos entre outros.

Para a direção, o curso foi além de uma capacitação técnica, foi uma capacitação cidadã que irá proporcionar os jovens a ver a mídia de uma forma diferente, o trabalho foi realizado dentro da realidade que vivemos, conclui um dos diretores em exposição na mesa de debates.

A tendência politica na mídia também foi debatida com muita veemência, a ausência mais sentida foi a da assessora de comunicação que não enviou se quer um representante para o evento.

Pelo que se viu, iriam surgir muitas questões envolvendo a imprensa e a assessoria, como por exemplo, quem é pago ou não pela prefeitura na mídia local e quais os efeitos disso na população.
A professora Roseane disse algo interessante, “O uso da mídia pelos gestores políticos impedem o surgimento de novos profissionais da área”, isso reflete bem a realidade da maioria dos municípios do interior maranhense que tem grande parte dos canais servindo as prefeituras e impedindo uma participação em massa da população que fica impedida de entre outras coisas, de cobrar ações das administrações públicas municipais, ou até mesmo de denunciar alguma falha administrativa nesses municípios.

Os debates foram bastante proveitosos e esclarecedores, e ao fim de cada mesa de debate eram entregues os certificados aos alunos que felizes anotavam cada detalhe.

O evento finalizou com a apresentação do coordenador de cultura do município, Professor Bosco junto com o artista teatral, Xico Cruz, em seguida foi servido um coquetel aos participantes e convidados.


1 comentários:

Unknown disse...

OLá, amigos passando para uma visita e ver as novidades.Poxa mas que legal tudo pela cultura, sou uma que dou meus vivas.
Genial parabens para os responsáveis deste seminário.
Um grande abraço.

Postar um comentário