Pages

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Aneel autoriza aumento de até 4,87% nas contas de energia dos maranhenses


A conta de energia elétrica no Maranhão, sofrerá aumento de 1% para consumidores residenciais e de 4,87% para as indústrias.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta segunda-feira (20), em reunião extraordinária, aumento no preço da energia elétrica no Maranhão, de 1% para consumidores residenciais e de 4,87% para as indústrias.

A Companhia Energética do Maranhão (Cemar), distribuidora no estado, atende a aproximadamente 1,9 milhão de unidades consumidoras.

Para o Distrito Federal, o índice foi de 1,54% para a revisão tarifária da Companhia Energética de Brasília (CEB), que fornece energia elétrica para 882 mil unidades consumidoras do Distrito Federal. O aumento começa a valer no dia 26 de agosto, mas poderá ser alterado no próximo ano, depois da fiscalização da Aneel, porque a agência verificou um erro na base de remuneração da empresa, que deverá ser corrigido.

Reajuste

Também foram aprovados os reajustes anuais para a Companhia Energética do Piauí (Cepisa), que vale a partir do dia 28 de agosto. Já os consumidores residenciais da Cepisa terão aumento de 5,63% e os industriais de 7,69%. A Cepisa tem cerca de 1 milhão de unidades consumidoras.

A revisão e o reajuste são duas formas diferentes de atualizar as tarifas cobradas por uma distribuidora. A revisão é feita, em média, a cada quatro anos e tem como objetivo readequar as tarifas de acordo com ganhos de eficiência e produtividade das distribuidoras no período. O reajuste anual tem outra metodologia de cálculo e leva em conta a inflação e a variação de custos que a empresa teve.


0 comentários:

Postar um comentário