Pages

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Professores, colaboradores e tutores do UemaNet apresentam artigos científicos no ESUD 2012



Durante três dias, de 19 a 21 de agosto, professores, colaboradores e tutores do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet apresentaram trabalhos no IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD 2012, que aconteceu em Recife-PE.

Os trabalhos apresentados foram os seguintes:
- Relações entre tutores no curso de Administração Pública da UEMA: formação de uma grande equipe, de autoria de Amanda Aboud (Coordenadora de Tutores do Curso de Administração Pública do UEMANET/UEMA). “O curso trabalha com um único tutor do início ao fim. Então, nós formamos uma equipe como forma do tutor ter mais comprometimento com a formação do aluno. Como interagir os alunos, os tutores a distância e os presenciais com os 30 polos onde acontecem os cursos, mantendo um padrão de atendimento de qualidade. Para fazer isso escolhemos um modelo de comunidade e aprendizagem para fazer essa formação, que é dividida em quatro etapas, desde a identificação de quem conhece o quê até o último que é o compartilhamento e apoio da Instituição nesse processo. Identificamos as capacidades e habilidades de cada um e depois damos suporte para que haja uma troca de experiências e superação entre eles. Cada turma que entrar passará por esse processo”, disse Amanda.

- O curso de Mediação em EAD na capacitação de tutores: uma experiência da Universidade Estadual do Maranhão através do Núcleo de Tecnologias para Educação, de Carlos Wellington (Tutor do UEMANET) e mais alguns companheiros. “O que pretendemos analisar nesse trabalho é justamente a percepção dos alunos, que estão cursando o curso Mediação em EAD, se o curso cumpre os objetivos pretendidos em relação a questão da capacitação do tutor para que ele trabalhe na educação a distância. A conclusão é que o curso cumpre sim com o seu papel de desenvolvimento e formação profissional”, contou Carlos.

- A necessidade do estudo do usuário da informação no ensino a distância: um estudo de caso do curso a distância de Licenciatura em Filosofia da UEMA, produzido por Tatiana Alves Ferreira (Assistente da Biblioteca do UEMANET). “O objetivo do trabalho é conseguir estabelecer o perfil do aluno do ensino a distância para que através desse perfil detectar quais são as informações que ele mais busca, suas dificuldades em buscar essas fontes e se eles precisam de treinamento para utilizar as fontes digitais. Para, assim, poder desenvolver métodos e técnicas para oferecer a esse aluno fontes informacionais de qualidade ou treiná-lo para que ele possa saber a maneira correta de buscar essas fontes”, destacou ela.

- Pesquisa Acadêmica e Desenvolvimento: uma experiência do curso de Especialização em Educação do Campo na modalidade a distância, de Maria de Fátima Rios e Adriana Araújo Coelho. “Esse artigo tem uma grande importância que é socializar o fato de que a UEMA implantou um curso de Especialização em Educação do Campo, que é pioneiro no Brasil. Destacamos as linhas de pesquisa que foram adotadas no curso: A educação a distância e a educação do campo; a história da educação do campo e os movimentos sociais e as questões agrárias ambientais; e práticas pedagógicas em educação do campo e gestão educacional no campo e do campo”, falou a Profª Fátima completa.

- A dimensão acadêmica e científica na função do tutor: uso de ferramentas e trilhas de superação, de Kate Lis, Heloísa Varão e Danielle Fernandes. “A pesquisa foi feita justamente para encontrar subsídios sobre a função do tutor. Então, trabalhamos com os tutores para saber como ele se vê na sua função. E após as entrevistas chegamos a conclusão que além do mediador, do conhecimento, da disciplina, do conteúdo, o tutor a distância é aquele que vai incentivar, motivar, se comunicar com o aluno, liderar. Então, a função dele vão muito além do mediador do conhecimento”, enfatizou Kate.

- Desafios do ensino da Filosofia na UEMA: experiências do ensino de Filosofia na modalidade a distância, Profª.Leila Amun. “A partir da constatação de uma realidade bastante plural na vida pregressa dos nossos alunos esse trabalho mostra a maneira dos alunos filosofarem conjuntamente através da linguagem mais universal de todas, que é a música. Então, os nossos alunos ao mesmo tempo em que desenvolvem atividades acadêmicas, tendo a música como elemento de animação, eles estão se preparando para o ENADE. Essa é a nossa grande preocupação. Isso tudo dentro do Projeto Mora na Filosofia”, realçou a professora.
 
- Educação a Distância: Dificuldades e possibilidades no curso de Especialização em Educação do Campo no Maranhão, de Graziela Gonçalves, Ilma Pinheiro e Ilka Márcia Serra. “Esse foi um estudo realizado no município de Santa Inês, apesar do curso ser ofertado em 20 municípios, mas nessa cidade foram três turmas com 75 alunos. Então, o trabalho é um estudo das dificuldades e possibilidades tanto dos alunos quanto dos tutores. As dificuldades dos alunos giram e torno do Ambiente Virtual de Aprendizagem, as tecnologias, porque eles moram na zona rural. E a dificuldade do tutor é chamar esses alunos. Mas isso já era de se imaginar uma vez que o aluno mora na zona rural e não tem acesso a internet. E em relação às possibilidades nós tivemos êxito, porque o tutor e o aluno aprenderam muito mais sobre a Educação no Campo, sobre as diretrizes, as políticas voltadas para a área. Temos uma nova oferta para o próximo ano e a expectativa é que tenhamos um bom resultado também”, explicou Ilma.

Fonte: Paula Lima - Jornalista
Assessora de Imprensa UemaNet


0 comentários:

Postar um comentário