Pages

sexta-feira, 18 de março de 2011

18/03/2011 12h03 - Atualizado em 18/03/2011 14h12

Operários da usina de Santo Antônio param trabalho após conflito em Jirau

15 mil operários da usina hidrelétrica ficam parados até domingo (20). Medida foi adotada por precaução, para evitar confronto, diz concessionária.

Glauco Araújo Do G1, em São Paulo
 
Os operários da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, em Porto Velho, pararam o trabalho na manhã desta sexta-feira (18), segundo informações da Concessionária Santo Antônio Energia, responsável pela futura geração de energia da usina. Ainda de acordo com a empresa, a medida foi tomada em consenso com os funcionários para evitar confrontos na obra, assim como tem ocorrido no canteiro da usina de Jirau, desde terça-feira (15).

Segundo a concessionária, cerca de 15 mil trabalhadores de Santo Antônio deixam as atividades até domingo (20). Ao contrário do que ocorreu em Jirau, o clima nesta usina é pacífico e não houve confronto. A assessoria de imprensa da Polícia Militar disse que há efetivo da corporação e da Força Nacional de Segurança nas proximidades da usina de Santo Antônio para garantir a segurança das instalações e dos operários.
Localização da Usina de Jirau (Foto: Editoria de Arte/G1)
Cerca de 12 mil operários foram retirados do canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Jirau, nesta quinta-feira, e transferidos para alojamentos em Porto Velho. Nesta sexta-feira (18), a preocupação da Polícia Militar é evitar novos tumultos e atos de vandalismo na capital, mas a situação é considerada tranquila.
Os operários estão distribuídos em um ginásio esportivo e dois clubes, segundo a assessoria de imprensa da PM. O policiamento foi reforçado próximo aos locais de concentração dos operários em Jirau, com carros de polícia que fazem rondas pela região. Policiais militares e homens da Força Nacional estão no local e fazem o levantamento de danos ao patrimônio, mas não há registro de novos protestos.
Protestos
Na noite desta terça-feira, cerca de 45 ônibus e 15 carros administrativos foram queimados por operários, que também depredaram 30 instalações e 35 alojamentos da usina. Após uma trégua na quarta-feira (16), os manifestantes voltaram a atear fogo a ônibus, carros e alojamentos nesta quinta-feira.

Para dar apoio à Polícia Militar local e fortalecer a segurança nas obras da Usina Hidrelétrica de Jirau, uma tropa da Força Nacional foi enviada ao local.

Segundo o governo de Rondônia, o Ministério da Justiça confirmou o envio de 600 homens da tropa da Força Nacional. O Ministério da Justiça confirma o envio das tropas, que já estão no local, mas não especificou a quantidade do efetivo deslocado por considerar a informação estratégica e de segurança nacional.

0 comentários:

Postar um comentário