Pages

terça-feira, 22 de março de 2011

Não preciso fazer nada, eu tenho a mídia

Assim pensa Roseana Sarney, sem dúvida alguma.
Ela sabe que nada precisa fazer no governo porque dispõe de toda a mídia do estado e sem contestação ela acaba por impor a versão que quiser. Então para que gastar dinheiro tentando fazer alguma coisa? No máximo faz a pavimentação de alguma estrada com o objetivo de provar, através da propaganda da inauguração, que está trabalhando.
Quem tem a ingenuidade de pensar que foi por falta de recursos, ou qualquer outro motivo material, que após quase 8 anos de governo Roseana saiu, em 2002, sem ter implantado o ensino médio? Ou não sabia que só 25% dos municípios o tinham?
Os mapas feitos por um dos mais respeitados pesquisadores brasileiros, o dr. Olsen, mostravam claramente que, em 2002, municípios com IDH mais alto não votavam na família e onde esse indicador era baixo a votação era maciça na oligarquia. Assim escolheram esse caminho como mais seguro para ganharem eleições. Nada de muito estudo, era muito perigoso um povo informado. Muito melhor que toda a informação viesse da TV Mirante-Globo.
Daí o esforço de Sarney, que moveu céu e terra para ter a Globo associada ao seu grupo.
Isso foi em 2002 e hoje esse assunto continua muito importante para a oligarquia, mas não tão fundamental quanto era, porque hoje Sarney conseguiu juntar ao enorme poder que a mídia lhe dá a marca Lula que ele tem incontestavelmente. Trabalhou muito para isso entre 2002 e 2006 e consolidou entre 2006 e 2010. Estar exercendo a presidência do Senado quando o presidente Lula enfrentou graves problemas no seu governo está na origem desse prestígio.
O poder dele e da família vem desses dois fatores. Assim não se abalam com as críticas que não conseguem chegar até a televisão e ao povão. Hoje Roseana se convenceu que não precisa verdadeiramente fazer muita coisa, basta dizer que fez, produzir filmes publicitários razoáveis e deixar o resto com a rede Globo – Mirante. Isso lhe parece bastar. Quase não deu certo, pois se houvesse segundo turno em 2010, não sei não…
Só 0,08% de maioria com aquela suspeita paralisação da apuração em São José de Ribamar, dá o que pensar.
Mas exercendo o governo Roseana acha que basta.
Obras aparecem bem na propaganda. Melhorar indicadores sociais dá muito trabalho, é preciso se cercar de gente preparada e gente assim é crítica e acaba atrapalhando. Mostrar estrada na inauguração é bonito e nesse caso vale tudo e não importa para o objetivo do governo se a obra é de boa qualidade ou não. Alguns meses mais tarde ou no primeiro inverno é que isso vai ficar exposto com a buraqueira que surge. Mas aí é tarde, pois a foto já foi mostrada na propaganda para convencer o povo de como é bom o governo.
Mais uma vez estamos assistindo os fatos se repetirem. De um lado o Sinproesemma, o sindicato dos professores, e do outro, Roseana Sarney e o poder de sua mídia.
Todos sabem o estado caótico por que passa o sistema de educação do estado sempre que Roseana Sarney ocupa o governo. Todos sabem do vexame do estado nas provas do último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em que teve 5 escolas entre as 20 piores e nenhuma sequer entre as 20 primeiras. Todos sabem da baixa escolaridade dos maranhenses, do altíssimo índice de analfabetismo entre outras mazelas. Com os dados do Ideb na mão o que faria um governador sério e responsável? Decretaria estado de emergência na educação e chamaria grandes e experientes educadores, chamaria o sindicato, buscaria ajuda de consultores do país e do exterior para sairmos do buraco em que nos encontramos. Roseana não está nem aí! Não deu uma palavra sobre o assunto, não chamou ninguém, (aliás, chamou sim, chamou Olguinha que é uma ótima pessoa, mas nunca foi da área), não chamou ninguém de referência para ajudá-la e nem se preocupou se o ano letivo não começou, se não tinha carteira, não colocou os professores concursados, não cumpriu antigas promessas feitas ao sindicato. Não chamou ninguém para discutir o assunto mesmo porque a tradição da oligarquia e seus interesses vão em outra direção.
Mas onde foi buscar socorro? Na sua mídia como sempre! E na sua propaganda.
Acha que assim convence os pais e a sociedade de que está tudo bem e que na verdade está revolucionando a área da educação. E mais, que esses sindicalistas são uns grandes mentirosos e acima de tudo muito chatos. Viram a propaganda? Podem ficar todos tranquilos, pois a propaganda colocou tudo no lugar…
A verdade, infelizmente, está com os sindicatos.
Vejamos o que diz o Sinproesemma:
“…Ao contrário do que diz a propaganda oficial, o governo de Roseana Sarney (PMDB) já demonstrou não ter compromisso com a qualidade do ensino público. E é por isso que estamos em greve geral por tempo indeterminado, desde o dia 1º de março. Vejamos o que tem acontecido:
1.Em 2009, conseguimos após muitos debates, estabelecer com o governo, um projeto de Estatuto do Educador. Logo em seguida, o governo Roseana Sarney (PMDB) rasgou esse projeto e tentou impor um outro, construído pelo próprio governo. Devido à resistência dos educadores, o governo recuou e disse aceitar o projeto estabelecido em consenso;
2.Demonstrando má-fé, o governo Roseana Sarney mente ao dizer ter “o compromisso do governo do Estado de implantar, este ano, do Estatuto do Educador, contemplando, inclusive, a revisão salarial da categoria”. Mas o Orçamento do Estado para 2011, proposto por Roseana e assessores, não previu os impactos financeiros para aplicação do Estatuto. Mais ainda: a orientação que partiu do Palácio dos Leões foi que a bancada governista rejeitasse emendas parlamentares que destinavam recursos para vigência imediata do Estatuto;
3.Confirmando a irresponsabilidade do governo com a educação, temos hoje o fechamento de turnos em escolas, professores aprovados e excedentes do último concurso à espera de nomeação, outros ministrando aulas de disciplinas para as quais não estão habilitados, abandono da estrutura física das escolas, falta de carteiras nas salas de aula, superlotação de turmas, extinção de vagas entre outros;
4.Agora o governo Roseana Sarney tenta manipular a opinião pública e mente para a sociedade ao dizer que agora está se organizando a educação pública, a começar com o calendário escolar, e que tudo está bem na educação. Vale dizer que o ano letivo começou, no dia 21, em muitas escolas estaduais sem ter sequer carteira para os alunos sentarem;
5.O governo envereda por um caminho perigoso quando atribui aos educadores o não cumprimento de um acordo para regularização do calendário escolar que há anos está defasado, não pelos protestos dos trabalhadores, mas por falta de professores, como na escola que leva o nome da governadora, no bairro São Francisco”…
E é porque nada é mais importante, para combater a pobreza e o subdesenvolvimento, que a educação de qualidade.
Para Roseana Sarney a vida é um carnaval.
Por: José Reinaldo

0 comentários:

Postar um comentário