Pages

terça-feira, 1 de março de 2011

Defesa Civil alerta para risco de enchente do rio Tocantins

Ontem, o nível do rio chegou a oito metros acima do leito normal, colocando famílias em risco.
IMPERATRIZ - O rio Tocantins chegou, na tarde dessa segunda-feira (28), a oito metros acima do leito normal. Com isso, ele já ameaçou desabrigar as primeiras famílias residentes em suas margens. A condição para o desalojamento é a subida de um metro do nível nas próximas horas, situação possível em razão das chuvas que atingem a região das cabeceiras do rio na região Centro-Oeste do Brasil.

A Superintendência Municipal da Defesa Civil vem fazendo acompanhamento diário do comportamento das águas por intermédio de uma escala e contatos com a direção da Usina Hidrelétrica de Lajeado, em Goiás.
No último contato, feito ontem, a empresa responsável pela administração da hidrelétrica informou que em razão das chuvas, estavam sendo abertas as comportas para dar vazão a 4,4 mil m³.

O coordenador executivo da Superintendência de Defesa, Alisson Rodrigues, explicou que após 12 horas da abertura de comportas da hidrelétrica é possível sentir, em Imperatriz, a alteração no nível do rio. O processo se completa com 24 horas.

“Do jeito que o rio se encontra acreditamos que só precisa aumentar mais um metro para começar a invadir as casas, nesse caso com essa abertura de comporta de mais de quatro mil metros cúbicos com certeza vai desabrigar”, adiantou Alisson Rodrigues.

A Defesa Civil vinha se preparando para atender desabrigados desde o início deste ano, quando promoveu recadastramento de todas as famílias que, historicamente, estão em áreas atingidas por enchentes. Ao todo, 476 famílias foram cadastradas nos bairros Vila Leandra, da Caema, Porto da Balsas, Beira Rio e Areal.
“Cadastramos todas as famílias dessas áreas, mas nem todas são atingidas pelas enchentes”, diz o coordenador.

Equipes da Defesa Civil realizaram vistorias nas barracas instaladas no parque de exposições da cidade que servirão de abrigos públicos. Todas elas estão prontas para receber os atingidos pelas enchentes, segundo Alisson Rodrigues.

Estrutura

No último fim de semana, a coordenação da Defesa Civil reafirmou a parceria com o Corpo de Bombeiros, o 50º Batalhão de Infantaria de Selva (Exército) e algumas secretarias da própria prefeitura. Pessoas da comunidade também podem atuar como voluntários. A Secretaria de Infraestrutura vai disponibilizar, pelo menos, cinco caminhões para o socorro às vitimas.

Enchentes

Praticamente todos os anos as águas do rio Tocantins se elevam. Ao longo da história, a maior enchente ocorrida em Imperatriz foi em 1980, quando as águas invadiram a Igreja Matriz de Santa Teresa d´Ávila e expulsaram dezenas de famílias de suas casas.

A segunda maior foi no ano 2000, no governo do prefeito Jomar Fernandes, quando cerca de 450 famílias foram desabrigadas, com o registro de uma morte. Em 2009, o rio desabrigou 260 famílias. No ano passado, esse número baixou para 45 famílias, e o rio chegou a 12 metros acima do normal.

O Estado 

0 comentários:

Postar um comentário