Pages

terça-feira, 22 de março de 2011

Eliziane Gama defende unidade da oposição em 2012. Proposta foi lançada pelo blog no início do ano

A deputada estadual Eliziane Gama (PPS) defendeu em sua página na rede social facebook a unidade da oposição na eleição pela Prefeitura de São Luís em 2012. Em comentário feito na manhã desta segunda-feira (21), a socialista apóia a proposta levantada por este blog no início do ano.
“Nota de O Estado do Maranhão diz que o PPS quer pelo menos a vice-prefeitura de São Luís! Não é isso, defendo a unidade da oposição de São Luís”, afirma Eliziane, em resposta a informação publicada na coluna ‘Estado Maior’ de hoje dando conta de que a parlamentar deseja que o seu partido indique, no mínimo, o candidato a vice-prefeito.
Este blog foi o primeiro a defender a recomposição das forças oposicionistas. Em post publicado no dia 12 de janeiro deste ano (reveja aqui), lançamos a idéia de que nomes como João Castelo, Jackson Lago, Roberto Rocha, Edson Vidigal, Flávio Dino, José Reinaldo, Bira do Pindaré, Edivaldo Holanda, Edivaldo Holanda Jr., Marcelo Tavares, Eliziane Gama entre outros se unissem a fim de traçarem um planejamento para 2012 com vistas na eleição de 2014.
A matéria ganhou ampla repercussão tanto no meio político quando na imprensa. O Jornal Pequeno na edição do dia 14 de janeiro publicou um editorial com o título ‘Sonhar não custa nada’ (vejaaqui). Assinado pelo poeta Cunha Santos, um dos melhores e mais brilhante jornalistas do estado, o texto diz que interesses próprios seriam um obstáculo para a concretização da proposta.
“A oposição precisa hoje é de um líder de massas e também pragmático, capaz de deter interesses pessoais no meio do caminho. Mas este líder precisaria também ter dinheiro para enfrentar as máquinas financeiras federal e estadual. Coisa difícil, nessa oposição de lisos. Não se trata de ser cético e descrente do povo”, afirmou.
O colega Robert Lobato, em seu blog (veja aqui), também expressou sua opinião. Bob enveredou pela mesma linha da análise de Santos. O petista disse que colocar no mesmo palanque João Castelo, Jackson Lago, Roberto Rocha, Edson Vidigal, Flávio Dino, José Reinaldo, Bira do Pindaré, Edivaldo Holanda etc, etc, etc. seria uma missão praticamente impossível.
“Nada mal a idéia, mas há uma dificuldade de origem: colocando cada líder desse um atrás do outro a vaidade chegará lá no Arroio Chuí! Ninguém se entende porque não há sequer um esboço de projeto para discutir, não existe também o desejo (sincero) das forças oposicionistas em unirem-se. União em torno do quê? De quem? Para quê? Resumo da ópera: as oposições vivem numa verdadeira Torre de Babel”, avaliou.
Apesar de concordar em parte com a opinião dos colegas, acho ainda que a senha para a vitória da oposição em 2012 e 2014 passa necessariamente pela união dos nomes já citados. Se ocorrer tal qual como na eleição do ano passado, quando a oposição foi derrotada pela falta de integração entre suas lideranças, o grupo Sarney que já se apossou do Palácio dos Leões, pode, agora, também se apoderar do Palácio La Ravardière. Aí, se isto acontecer, será o fim definitivo da oposição no Maranhão.

0 comentários:

Postar um comentário