Pages

sexta-feira, 11 de março de 2011

AUMENTO DO BOLSA-FAMÍLIA ÀS CUSTAS DE PROGRAMAS SOCIAIS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES


Um verdadeiro “presente de grego”, ou “cobriu-se um santo e descobriu-se outros muitos...”, foi o feito da Presidenta Dilma Roussef, ao aumentar o valor do “Bolsa-Família”, na média em 19,4%- dezenove vírgula quatro por cento.

Antes,mostrou austeridade fiscal, cortando 50- cinqüenta  bilhões do orçamento federal.

O reajuste do “Bolsa-Familia” contrariou pareceres técnicos do MDS/Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, responsável pelo programa, carro-chefe da política social do governo Lula e que parece repetir neste de Dilma.

Agora, já se sabe quem é que está pagando a conta do reajuste do “Bolsa-Família”: são os programas sociais destinados a Crianças e Adolescentes, sobretudo o enfrentamento da violência sexual, a prevenção e erradicação do trabalho infantil, o atendimento das medidas socioeducativas para Adolescentes em conflito com a lei, inclusão no mercado de trabalho.

Como esses programas são executados pelos municípios, isso significa que os repasses  às prefeituras serão diminuídos.
Aqui em Açailândia, onde o quadro geral de atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente não é nada bom, certamente os reflexos do “presente de grego” da Presidenta Dilma serão sentidos, e como serão sentidos!

(O assunto foi bastante comentado pela imprensa em geral)

Eduardo Hirata


0 comentários:

Postar um comentário