Pages

sexta-feira, 18 de março de 2011

CGU aperta o cerco contra cidades que fraudam merenda


Conforme o jornal “O Tempo”/MG., citado pela ANDI/Agência de Notícias dos Direitos da Infância, a Controladoria Geral da União (CGU) tem cem(100) ações de fiscalização em andamento no País envolvendo denúncias de fraude na merenda escolar.
 A Controladoria diz que não pode fornecer detalhes das ações, como as cidades investigadas ou os tipos de fraudes, para que a apuração não seja prejudicada.
 De acordo com a CGU, durante todo o ano de 2010, foram realizadas 248 fiscalizações dentro do Programa de Apoio à Alimentação Escolar na Educação Básica (Pnae).
 O órgão constatou irregularidades em 17,3% das licitações, em 5,8% dos contratos e em 10% dos pagamentos de merenda dentro de um grupo de escolas de 180 municípios com mais de 500 mil habitantes, excluídas as capitais.

***Aqui em Açailândia, as coisas não andam bem em relação à merenda escolar.
 Boa parte das escolas da rede municipal andam dispensando mais cedo suas Crianças e Adolescentes estudantes, por falta da merenda.
Quando oferecida, muitas vezes ainda é na base do “suco de pacotinho e da bolacha”.
E o ano letivo está em pleno andamento, já comprometido, pois a falta da merenda “bagunça todo o coreto”.
Reclamações têm chegado aos Conselhos Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/COMUCAA e Tutelar/CONTUA.
É a Secretaria de Educação, os Conselhos de Alimentação Escolar e de Educação, a Câmara e a Prefeitura agilizarem uma solução, pois “sem merenda, não dá para estudar...”.
Com informações de Eduardo Hirata 

0 comentários:

Postar um comentário