Pages

segunda-feira, 30 de maio de 2011

“PROJETO AÇÃO SAÚDE”: AÇAILÂNDIA, FUNDAÇÃO VALE E CANAL FUTURA DÃO OS PRIMEIROS PASSOS

Representantes da Vale (Rafael Nunes, Diretor de Relações com a Comunidade para a região de Açailândia) e do Canal Futura (Deborah Ferreira e Marisa Vassin) visitaram nossa cidade nesta quinta-feira, 26/05, e reuniram-se pela manhã na Prefeitura e à tarde na sede do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia. 
No encontro da tarde, as representantes do Canal Futura, Deborah e Marisa, fizeram uma rápida apresentação do “Projeto Ação Saúde”, iniciativa da Fundação Vale, que conta com a consultoria do Canal Futura e apoio técnico da FIOCRUZ.
Participaram do encontro vespertino o Presidente do COMUCAA., Siley Elcen Santos, as Conselheiras Maria Sousa Moraes e Vilma da Silva Barbosa (representam a Secretaria Municipal de Saúde no COMUCAA); a Secretária Executiva do Conselho, Maria de Fátima Silva Sousa; as adolescentes Eliana Lima da Silva e Jaqueline da Silva Brito, da Comissão Juvenil do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente/Fórum DCA Açailândia; a representante do Fórum DCA Açailândia, Diomar da Silva Freire; o Secretário Municipal de Cultura, João Bosco Gurgel; o Coordenador de Projetos da Secretaria de Municipal de Saúde, Paulo Coelho dos Santos, e o Conselheiro Tutelar José Alves Bezerra.
O próximo passo do “Projeto Ação Saúde” em Açailândia deverá ocorrer em cerca de vinte dias, sendo um encontro, ampliado, de apresentação formal  do Projeto e anúncio das primeiras atividades e cronograma, aos Conselhos Municipais COMUCAA, de Saúde e Assistência Social. 
Conheça o Ação Saúde

Colaborar para a melhoria da saúde coletiva e da família, priorizando a saúde materno-infantil é o objetivo do Ação Saúde, uma iniciativa da Fundação Vale construída e realizada com a participação direta e integrada dos municípios onde o programa é implementado. Para promover a atuação em rede, o Ação Saúde estrutura os grupos de trabalho em células de promoção da saúde.

As células são unidades ativas e plurais compostas por profissionais de saúde como médicos, enfermeiros e agentes de saúde – além de educadores, lideranças comunitárias, mulheres, jovens, instituições locais e da participação direta das Secretarias Municipais de Saúde. Juntos, os participantes constroem um ambiente de diálogo e mobilizam os participantes para a otimização das ações voltadas para a resolução de problemas e para a promoção da saúde preventiva.

O Ação Saúde conta com a consultoria do Canal Futura e apoio técnico do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (LASER/ ENSP/Fiocruz) e das prefeituras dos municípios atendidos.

Metodologia do Projeto Ação Saúde 
O fortalecimento das redes locais e a soma de esforços são adotados como estratégias de mobilização social para a implementação do Ação Saúde. Gestores locais, profissionais da área,lideranças comunitárias e instituições com atuação social são sensibilizados para a definição do problema prioritário, em relação a saúde materno infantil, que afetam os indicadores de saúde locais.

As células definem um Plano de Ação baseado em fatores que favorecem ou dificultam a implementação planejada e o processo de mobilização social. São realizadas oficinas de formação presenciais e à distância utilizando como suporte o kit Ação Saúde - um amplo e diversificado material informativo composto por uma série de DVDs com filmes curtos que apresentam dicas práticas sobre o tema.

Também foram criados os guias de Formação e Tutorial, com orientações para o uso dos vídeos e informações sobre saúde. Aliado a outros impressos e audiovisuais produzidos pelo Ministério da Saúde e universidades, esse material guia as ações de mobilização dentro da comunidade. As células se comportam como multiplicadoras do conhecimento e formam novas células em processo progressivo. O Ação Saúde realiza o monitoramento das ações e avaliação das atividades para reorientar o projeto.

A etapa piloto do Ação Saúde foi implementada em dois municípios do Maranhão: Arari e Santa Rita. O programa está sendo levado para outras cidades do estado, como São Luís (Vila Embratel e Anjo da Guarda), Anajatuba e Itapecuru-Mirim.

Conquista do Projeto Ação Saúde

O primeiro resultado alcançado pela Ação Saúde foi a expressiva receptividade e adesão das Secretarias Municipais de Saúde. O programa já sensibilizou 435 lideranças comunitárias, educadores e profissionais de saúde locais que se apropriaram da metodologia e partiram para o planejamento de ações integradas voltadas à população com maior vulnerabilidade aos problemas de saúde materno-infantil identificados como prioritários.

O programa já formou 179 agentes promotores de saúde e distribuiu 236 kits educativos. A utilização do material impresso e audiovisual facilitou a comunicação entre as partes envolvidas. Os profissionais capacitados realizam atividades de conscientização em espaços como postos de saúde, escolas e associações comunitárias. Os moradores dos municípios atendidos já notaram a mudança nos profissionais, a melhoria no atendimento e no diálogo com as lideranças locais.

Já foram criadas 18 células de promoção de saúde, multiplicadas a partir das primeiras células, para atuação em rede e a conectividade entre as organizações — proporcionada pelos encontros organizados pelo Ação Saúde. Esse fato colabora para o fortalecimento de ações e para a eficácia de iniciativas públicas, governamentais e não governamentais.
O projeto prevê a continuidade e expansão no estado do Maranhão e no Pará, atingindo, até 2012, vinte municípios na área de atuação da Vale e Fundação Vale.

(com informações da Fundação Vale)

0 comentários:

Postar um comentário