Pages

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Canela quer tornar a Prainha do Jacu em APA

Açailândia – Através da Indicação nº 005/2011, o vereador Canela (PSB), busca uma solução para a área da Prainha do Jacu, localizada no bairro de mesmo nome, setor que mantém um dos principais mananciais de Açailândia, o Rio Jacu.

Na indicação, o vereador faz uma defesa da conservação do rio e solicita ao Executivo Municipal o envio de projeto de lei à Casa, tornando a Prainha do Jacu uma Área de Preservação Ambiental (APA).  “O Rio Jacu vem sofrendo com despejo de lixo e produtos químicos nas suas águas, o que vem poluindo aquele rio e comprometendo o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas que moram na região”, disse ele.

Canela lembra ainda que a mata ciliar que antes cercava as margens do Rio Jacu sofreu um acentuado processo de desmatamento, o que agravou ainda mais a sua situação. “O desmatamento da mata ciliar causou o assoreamento do leito do rio. Pode-se facilmente verificar que o Rio Jacu está muito raso. Isso compromete o fluxo das águas e a proliferação dos peixes, que ali já são bem poucos, então é necessário um trabalho de reflorestamento das margens do Jacu e para que este trabalho tenha êxito, é fundamental tornar aquele setor em área de proteção ambiental”, justificou.

O edil encerrou afirmando que além da comunicação com o Executivo para o atendimento de sua indicação, entrará em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para verificar um estudo ambiental visando a revitalização do Rio Jacu. “Não podemos admitir que o Rio Jacu morra e o que estiver ao nosso alcance, nos faremos”, garantiu ele.

Wener Moraes
Assessor de Imprensa

0 comentários:

Postar um comentário